Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Lençóis Maranhenses

Os Lençóis sempre estiveram lá, mas inacreditavelmente pouca gente sabia disso. Por estarem localizados numa região de acesso difícil e contarem com estrutura turística bastante precária eram um tipo de paraíso escondido, até mesmo para muitos moradores do estado do Maranhão. Mas então veio a novela da Globo 'O Clone', que teve diversas de suas cenas gravadas aqui, e tudo mudou. Hoje o acesso é feito por uma estrada perfeita, e em pouco mais de três horas você vai de São Luis até Barreirinhas, cidade mais próxima do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde estão algumas excelentes pousadas que funcionam como ponto de partida para explorar a região dos Lençóis.


Conhecido como o Saara Brasileiro, o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses cobre uma área de 155.000 hectares, e em alguns trechos avança até setenta quilômetros a partir da costa. O parque foi criado em 1981 para preservar esta região maravilhosa, constituída por uma sucessão infindável de dunas imensas, entremeadas por centenas de lagos de águas mornas e cristalinas, uma mistura quase inacreditável de deserto com água, como não existe em nenhum outro lugar do mundo. Num momento você está escalando as dunas do Saara, e no minuto seguinte está mergulhando e se refrescando numa lagoa de águas cristalinas.
O passeio até a região de Lençóis é oferecido por diversas operadoras de turismo de todo o país. Geralmente o pacote começa na cidade de São Luis, capital do Maranhão, e pode durar de dois dias a uma semana inteira, ou ainda mais, conforme sua disposição de conhecer o lugar mais a fundo. Não é permitido entrar nos Lençóis com veículos próprios, e apenas guias autorizados devem nos conduzir pela região. Isto garante que ninguém vai se perder pelo deserto, e ainda oferece a garantia de ver todo o melhor da região. Ao lado, foto da Lagoa Azul, uma das mais conhecidas dos Lençóis

Nenhum comentário:

Postar um comentário