Páginas

sábado, 8 de novembro de 2014

MINAS GERAIS QUEM CONHECE NÃO ESQUECE JAMAIS

Minas Gerais: 5 cidades mineiras que você não pode deixar de conhecer!

Ouro Preto


Para quem já se encantou por Minas e está planejando a sua viagem, listamos cinco cidades que não podem faltar no seu roteiro. Veja os lugares que você não pode deixar de conhecer:

Belo Horizonte

A charmosa capital do Estado. Em Belo Horizonte se conhece a personalidade de Minas com uma pitada de cidade grande. Para os entusiastas da culinária, há o tradicional Mercado Central, excelente local para apreciar uma boa cachaça, conhecer os queijos e aperitivos tradicionais, como o fígado com jiló.
Para quem conhecer um pouco mais de história, os museus, galerias de arte e o Circuito Cultural Praça da Liberdade são prato cheio. Nos últimos dias, deixe para descansar um pouco em um passeio agradável pelos muitos parques e praças, além do conjunto arquitetônico da Lagoa da Pampulha.

Ouro Preto

Ouro Preto, é uma das cidades históricas mais famosas do país, e não é à toa. É ideal para quem gosta de cultura, história e festa. Muita festa. É lá que acontece o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes, e o maior Carnaval Estudantil do Brasil, onde as festas são organizadas pelos moradores das Repúblicas Estudantis. Ela também conta com museus a céu aberto, como o Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu da Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Música, Museu da Inconfidência, Museu dos Contos, Museu Aberto Cidade Viva, Museu do Ouro e Museu do Aleijadinho.
Sua arquitetura colonial faz de Ouro Preto a primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, desde 1980. Mas não se trata apenas de história, Ouro Preto também possui cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa protegida.

Uberaba

Uberaba é local para desfrutar da arte e bem-estar. É lá que você encontrará um dos mais renomados museus de arte decorativa, o MADA. Neste local, você poderá assistir shows de música, arte e diversas palestras em vários períodos do ano, nos festivais que visitam a cidade. Depois das exposições, vá para o Mercado Municipal para apreciar um pouco mais da gastronomia de Minas. No final, visite o Parque Municipal Mata do Ipê para um momento de bem-estar. O parque de 35 mil m² de arborização densa, possui trilhas de pedras com bancos, pontes, lagos, cascatas e minas.

Brumadinho

Agora é hora de aumentar a adrenalina e voltar a ação, pois a viagem já está acabando. Brumadinho é a cidade que recebe os amantes de esportes radicais. Então, deixe para praticar voo livre, trail, caminhadas, cicloturismo e cavalgadas lá na Encosta da Serra da Moeda. Para a parte cultural, a cidade reserva o Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico – Inhotim, o maior centro de artes a céu aberto da América Latina, com um acervo de mais de 500 obras: pinturas, desenhos, fotografias, esculturas e muito mais, produzidos por artistas de 30 países. Em relação à culinária, visite as casas de visual privilegiado da serra, cada uma com sua especialidade: a tradicional cozinha mineira; peixes; risotos, massas e pizzas; comida árabe, carnes nobres e alta gastronomia.

São Lourenço

Antes de voltar para a casa, está na hora de relaxar e fazer passeios mais leves pelas cidades do Circuito das Águas. Situada no entorno das principais estâncias hidrominerais do país, de águas cristalinas e com valor medicinal reconhecido, a cidade possui o Parque das Águas. Nele, você pode visitar as fontes e balneários para um banho e uma massagem relaxante. No caminho, você encontrará alguns bosques e poderá passear de barco e pedalinhos nos lagos, ou andar de charrete e teleférico. São Lourenço também conta com dois grandes museus de cultura, a Casa de Cultura e o Templo da Sociedade Brasileira de Eubiose. Além disso, vale passar pelas feiras de artesanato mineiro e fazer um passeio de Maria Fumaça até a cidade vizinha, de Solenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário